segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Por que confiar em mim? Fato. O papel aceita tudo!

Em visita às turmas dos diferentes cursos de nosso câmpus ouvi de um estudante a pertinente pergunta: “Por que deveria confiar em vocês (candidatos)? O papel aceita tudo e é muito fácil falar”. Fato. A sugestão que dei a ele foi buscar conhecer as contribuições de cada candidato, pois as ações de cada um podem dizer muito mais do que o plano de gestão, que nesse momento parece muito abstrato. Assim, seguem algumas contribuições e experiências que acredito terem sido importantes ao longo da minha carreira no IFSP.

Como professora do IFSP 
(2010 – Atual)

Professora de Química, Biologia (2011 – quando não contávamos com professor de Biologia!!!), Didática e Metodologia de Ensino (2011 - Curso de Formação de Professores) e Tratamento de superfícies (2011 – GPI).

Organização de visitas técnicas como à exposição Água na OCA – Ibirapuera (2011-Cursos Integrados), Estação Ciência (2012 – Cursos Integrados) e Niquelbras (2011 – Curso de Tecnologia em Gestão da produção Industrial)

Coordenadora do Projeto de Extensão Ciência em Movimento (2012/2013), que contou com a participação de cerca de 10 estudantes, entre bolsistas e voluntários e levou à TODA a rede municipal de educação saltense discussões importantes sobre o papel da experimentação no ensino de ciências.

Orientadora de 03 Projetos de Iniciação Científica, com bolsas CNPq e Institucionais (2012-2014)

Orientadora de dois projetos de Mestrado  na Universidade de São Paulo, no Programa Interunidades em Ensino de Ciências (2014-Atual).

Para mais sobre minha carreira acadêmica (artigos e capítulos de livro publicados ou participação em  bancas, por exemplo) ver http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772349H4

Como Coordenadora da Área de Educação Básica 
(agosto de 2011 a abril de 2012)

Incentivo e participação na organização de eventos culturais como Festa Junina, apresentações teatrais e eventos de encerramento de semestre.

Elaboração e implementação do calendário de reposição de aula dos cursos integrados, em função da greve de 2011.

Acompanhamento do processo de regularização da oferta dos cursos integrados.

Como Gerente Educacional do Câmpus Salto 
(abril de 2012 – abril de 2013)

Implantação, junto aos Coordenadores, do “repositório de documentos”, com o objetivo de  promover maior agilidade e transparência na tramitação de documentos entre os diferentes setores do câmpus Salto. Cabe destacar que foi organizado treinamento, junto à TI e com o auxílio de alguns professores, para que todos os servidores pudessem utilizar a ferramenta da melhor maneira possível.

Organização, junto aos Coordenadores, e liderança de um processo democrático de reformulação dos cursos integrados, frente às determinações da Pró-Reitoria de Ensino da época.

Incentivo, organização e participação efetiva na divulgação de nosso “Vestibulinho” nas escolas públicas de Salto, processo que resultou em aumento significativo do número de inscritos por vaga.

Busca, junto à Prefeitura Municipal de Salto, de mobiliário para tentativa de organização de um refeitório, quando as mesas que lá se encontram atualmente ainda não haviam sido adquiridas.

Apoio aos primeiros movimentos de constituição de um Grêmio Estudantil no câmpus Salto.

Incentivo e participação na organização de eventos culturais como Festa Junina, apresentações teatrais e eventos de encerramento de semestre.


Como Diretora de Educação Básica (janeiro de 2015 – Atual)

1) Ampliação da oferta de vagas nos cursos integrados

Com a aprovação do PDI (2014-2018) o IFSP estabeleceu como política para a Educação Básica o aumento da oferta do Técnico Integrado ao Ensino Médio com vistas ao atendimento dos princípios estabelecidos na Lei 11892/2008, que trata sobre a verticalização do Ensino.
A PRE iniciou no ano de 2015 a discussão sobre as diretrizes para o atendimento da referida oferta e a partir disso foi construído o documento norteador. Vale ressaltar que com os projetos pedagógicos aprovados no Conselho Superior chegamos ao número de 25 campus atendidos entre 2015-2016 e em 2017 a perspectiva é que todos os campus ofertarão este tipo de modalidade.

2) Liderança no processo de discussão e elaboração de diretrizes para os cursos no âmbito do PROEJA (

No âmbito do IFSP não havia um documento norteador para o PROEJA, principalmente sobre o PROEJA-FIC. Nos primeiros meses de 2015 iniciamos a discussão sobre as diretrizes para a oferta, constituímos grupos de trabalho e realizamos alguns encontros. No final do processo de discussão encaminhamos o documento ao CONSUP que foi aprovado pela Resolução Nº40/2015. Em função desse movimento, temos observado aumento significativo na oferta de vagas para esses cursos.

3) Instauração e Presidência da Comissão Central para acompanhamento das discussões relativas à Base Nacional Comum Curricular, Projeto de Lei de Reforma do Ensino Médio e Minuta para Diretrizes dos Cursos Técnicos Integrados ai Nível Médio (setembro de 2015 - atual)

Considerando os importantes movimentos nacionais relacionados ao ensino médio, essa comissão teve por objetivo divulgar informações e organizar discussões nos diferentes câmpus do IFSP acerca da temática. Os trabalhos dessa comissão ainda se encontram em andamento, mas, como ação efetiva no ano de 2015, foi encaminhada ao CONIF carta de considerações e contribuições acerca do PL 6840/2013. 

4) Implantação das Comissões de elaboração e Implementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Educação Básica (abril de 2015)

Considerando que os cursos de educação básica não contam, do ponto de vista legal, com um Núcleo Docente Estruturante, foram implantadas comissões de elaboração e implementação de projetos pedagógicos, considerando ser imprescindível institucionalizar um fórum para acompanhamento e discussões das questões relativas aos cursos de educação básica. Trata-se de importante iniciativa para democratização do processo de construção dos cursos ofertados pelo IFSP.

 5) Membro na Comissão Permanente do Plano de Desenvolvimento Institucional (fevereiro de 2015 - atual)

6) Representante do IFSP no Projeto Professores do Futuro - Finlândia III (abril-junho/2016)

7) Membro em grupo de trabalho para discussão de possibilidades para a organização curricular dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, em parceria com a Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (TAMK) – Finlândia (atual)

8) Membro em Grupo de trabalho para elaboração de sistema de avaliação para cursos técnicos do estado do Ceará, junto ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - Universidade FEderal de Juiz de Fora - CAED /UFJF (atual)



Nenhum comentário:

Postar um comentário