sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Algumas palavras sobre minha trajetória profissional

A postagem de hoje dedica-se a apresentar, brevemente, minha trajetória profissional dentro e fora do IFSP, enquanto etapa fundamental para a compreensão do contexto a partir do qual surgem as propostas que serão defendidas  ao longo desse processo eleitoral e mesmo depois dele, independente de seu resultado!!
Minha primeira formação foi em Farmácia-Bioquímica pela UNESP de Araraquara (2000-2005)!!! Nesse período,  tive a oportunidade de  atuar como professora de Química em um cursinho popular, experiência que definitivamente alterou o “plano inicial”. Em 2005 ingressei no Mestrado em Química (Ensino de Química) na própria UNESP e no curso de Licenciatura em Química da UFSCar – Câmpus São Carlos. Depois de algumas experiências em ONGs, escolas e universidades, cheguei ao IFSP, mais especificamente no câmpus Salto, em novembro 2010. Às voltas com o Doutorado (USP – Ciências / Ensino de Química), tive a oportunidade de participar da efetiva implantação das primeiras turmas de cursos integrados do câmpus e de atuar como docente na primeira turma do curso de formação pedagógica, experiências muito desafiadoras e, sem dúvida, enriquecedoras.
De lá pra cá, atuei em diferentes cargos de gestão (Coordenadora de Educação Básica, Gerente Educacional e, atualmente, Diretora de Educação Básica, junto à Pró-Reitoria de Ensino) que me permitiram um olhar cada vez mais crítico, completo e complexo sobre a Instituição e a máquina pública. Cabe destacar, porém, que essas atividades de gestão sempre estiveram acompanhadas de inserção em projetos de extensão ou pesquisa, como é o caso do Projeto “Ciência em Movimento” (2013-2015), desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Salto (Foto 1), e orientações de iniciação científica e mestrado, este último junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo.


Foto 1. Equipe "Ciência em Movimento" - 2014

Muito recentemente (abril a junho de 2016) tive a oportunidade de participar do programa Professores do Futuro – Finlândia III, que trouxe importantes subsídios para a proposição de cursos experimentais no IFSP, processo que se encontra agora em andamento, e que certamente transformou em muitos aspectos minha percepção sobre o processo de ensino-aprendizagem e minha própria percepção de nossa Instituição.

Apesar de longas, essas palavras fazem-se, com toda certeza, muito importantes para a compreensão do lugar de onde partem as ideias e princípios das propostas de gestão que serão discutidas nos próximos dias.


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