quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Apresentando o "Novos olhares para uma nova gestão"


Karina Souza
Candidata à Direção Geral do Compus Salto

Esse espaço hoje inaugurado tem por objetivo divulgar e trocar ideias associadas à proposta de gestão apresentada por mim enquanto candidata à Diretoria Geral do câmpus Salto. Assim, sintam-se a vontade para usar esse ambiente para apresentar questionamentos, sugestões, opiniões e tudo mais que puder contribuir para a concretização desse importante processo  democrático que nosso câmpus está vivendo.

A escolha do blog como uma das estratégias de campanha, está diretamente relacionada ao que se pretende para a nova gestão: leveza, fluidez, abertura para o diálogo e divulgação constante e dinâmica de informações.

As próximas postagens tratarão de forma mais detalhada dos temas apresentados na proposta de gestão. Por hora, pretende-se esclarecer alguns pontos do que foi proposto.

O plano está estruturado em torno de quatro compromissos fundamentais:

1) Respeito aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, dos quais decorrem:

       Gestão participativa, colegiada e democrática;
       Transparência na gestão;
       Produção de conhecimento para melhoria da gestão (avaliação como instrumento de gestão)
       Otimização na captação e execução de recursos.

2) Valorização da pesquisa e da extensão, com especial destaque à sua articulação com o ensino;

3) Revitalização e/ou adequação dos espaços de aprendizagem, seja em seu aspecto formal ou nas oportunidades de convivência, entendendo que a escola deve ser um ambiente agradável, acolhedor e, sobretudo, acessível a todos;

4) Reconhecimento da escola como um “corpo” cujo funcionamento depende, fundamental e inexoravelmente, do trabalho conjunto e colaboração entre servidores, discentes e seus familiares e trabalhadores terceirizados.

Notem que essa organização difere da tradicional separação entre propostas para “docentes/discentes/técnicos-administrativos/pesquisa/ensino/extensão”. Essa opção está integralmente relacionada à concepção de Escola e Educação que subjaz esse plano: um ambiente complexo e integrado de transformação permanente provocada por todos que dele fazem parte, cada um em sua especificidade e cada um com sua importante contribuição. Dessa forma, a leitura da proposta de gestão permitirá identificar ideias para todos os “segmentos” acima elencados, mas apresentadas de forma orgânica, em oposição à abordagem fragmentada.

Os próximos dias serão dedicados ao esclarecimento de cada um desse pontos e à discussão de temas relevantes para nossa comunidade.

Desde já agradeço o tempo dedicado à leitura, e até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário